Icone menu

ATR Incorporadora expande função social da empresa e se engaja nas ações do TETO

24 mar 2020

Em 1997, um grupo de jo­vens começou a realizar um sonho: superar a si­tu­ação de po­breza em que vi­viam mi­lhões de pes­soas na América Latina. O sen­tido de ur­gência das co­mu­ni­dades mais pre­cá­rias ins­pirou-os a ela­borar planos de de­sen­vol­vi­mento em con­junto com os mo­ra­dores, a fim de al­cançar so­lu­ções con­cretas. Foi assim que nasceu o TETO. Presente em 21 países, a organização internacional atua na de­fesa dos di­reitos das populações que moram em fa­velas, cons­truindo mo­ra­dias mais dignas. Também pro­move a edu­cação de cri­anças por meio de ofi­cinas de lei­tura, forma li­de­ranças co­mu­ni­tá­rias e en­volve toda a co­mu­ni­dade em pro­jetos de me­lhoria para seus bairros.

Em 20 anos de atuação, o TETO mobiliza 600 mil voluntários na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Mantém escritórios de apoio nos Estados Unidos e Inglaterra e contabiliza a construção de emergência de 112.132 moradias durante este período. No solo brasileiro, e em 10 anos de trabalho, a organização já construiu 2,5 mil casas em comunidades do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Hoje são 30 mil voluntários envolvidos e 26 projetos comunitários realizados.

Os programas e projetos sociais do TETO inspiraram a ATR Incorporadora, com sede em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), a expandir a função social da empresa. “Durante um curso de MBA, conheci um voluntário da organização e fiquei entusiasmado com as ações”, conta Rafael Rosa, sócio da ATR. “Este ano, nos tornamos parceiros e amigos do TETO, e dedicamos parte dos nossos lucros para a ONG através de cota mensal de participação nas ações, que são realizadas nas regiões mais carentes de Curitiba e região Metropolitana. A mais interessante é que conseguimos, por meio deles, exercer uma função social na nossa área de atuação comercial, que é a moradia. Se no dia a dia conseguimos crescer ajudando as pessoas a realizar o sonho da casa própria, pelo TETO contribuímos para que esse sonho também seja realizado por quem não tem condições de comprar um apartamento”, resume. De acordo com ele, o TETO é excepcional. “O trabalho é levado sério e muito bem pensado para suprir a demanda das comunidades. Mais do que isso, tem todo o cuidado para permitir o senso de pertencimento dos sensibilizados”, sublinha Rafael.

“Este ano, nos tornamos parceiros e amigos do TETO, e dedicamos parte dos nossos lucros para a ONG através de cota mensal de participação nas ações. Que são realizadas nas regiões mais carentes de Curitiba e região Metropolitana. A mais interessante é que conseguimos através deles exercer uma função social na nossa área de atuação comercial, que é a Moradia. Se no dia a dia conseguimos crescer ajudando as pessoas a realizar o sonho da casa própria, através do Teto conseguimos ajudar que esse sonho também seja realizado por quem não tem condições de comprar um apartamento ”

Os pilares de atuação do TETO chamaram muito a atenção da ATR. A ONG fortalece as capacidades comunitárias que impulsionam o exercício da cidadania, principalmente mediante a melhoria das condições de habitat e habitabilidade e a promoção do desenvolvimento econômico e social. As ações envolvem voluntários no trabalho com os moradores das comunidades mais vulneráveis, promovendo a participação cidadã e o exercício pleno de seus direitos.

Além disso, a organização gera mudanças estruturais junto com as comunidades e outros atores, para denunciar a exclusão e vulneração de direitos nas favelas mais precárias, mediante posicionamento na agenda pública, difusão de informação relevante, elaboração de propostas concretas e fomento da participação da cidadania nesses processos. Desde 2017, a incorporadora passou a fazer parte desses propósitos, contribuindo para melhorar continuamente o trabalho transparente, ético, participativo e coerente desenvolvido pelo TETO, ressalta Rafael.

Em resumo, Rafael observa que a ATR, ao lado de muitas empresas parceiras e engajadas no trabalho da ONG, está contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, integrada e sem pobreza.